top of page

Preces Espíritas

Voltar.jpg

1. Os Espíritos hão dito sempre: “A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.”

 

Os Espíritos jamais prescreveram qualquer fórmula absoluta de preces. Quando dão alguma, é apenas para fixar as idéias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. Fazem-no também com o fim de auxiliar os que sentem embaraço para externar suas idéias, pois alguns há que não acreditariam ter orado realmente, desde que não formulassem seus pensamentos.

 

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de coração e não de lábios somente. Nenhuma impõe, nem reprova nenhuma. Deus, segundo ele, é sumamente grande para repelir a voz que lhe suplica ou lhe entoa louvores, porque o faz de um modo e não de outro. Quem quer que lance anátema às preces que não estejam no seu formulário provará que desconhece a grandeza de Deus. Crer que Deus se atenha a uma fórmula é emprestar-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade.

 

A qualidade principal da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são meros adornos de lentejoulas. Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma idéia, pôr em vibração uma fibra da alma. Numa palavra: deve fazer refletir. Somente sob essa condição pode a prece alcançar o seu objetivo; de outro modo, não passa de ruído.

​

Allan Kardec – Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Coletânea de preces Espíritas – Cap. XXVIII - Resumo.

Cairbar_Schutel_-_Ação_da_Prece.jpg
Oração_do_amanhecer.jpg
Cáritas - Prece de Cáritas.jpg
André_Luiz_-_Livro_Missionário_da_Paz_-_
Emmanuel - Pai Nosso.jpg
Meimei  -Prece de Meimei.jpg
Emmanuel - Oração Nossa.jpg
Emmanuel_-_Prece_da_União.jpg
André_Luiz_-_Livro_Obreiros_da_Vida_Eter
São Francisco - Oração.jpg
Cáritas_-_Prece_para_si_mesmo.jpg
José_Silvério_Horta_-_Pai_Nosso.jpg
Auta de Souza - Prece Fraterna.jpg
Luizinho - A Prece.jpg
bottom of page